Manejo do Rebanho

Observações:

1. Recomenda-se que a sugestão acima seja discutida com o Veterinário de sua propriedade com a finalidade de estabelecer as datas mais adequadas ao manejo de seu rebanho;

2. Previamente a dosificação do rebanho recomendamos, que sejam utilizados exames de fezes (O .P . G. e cultura de larvas) para identificar os vermes e auxiliar na escolha do produto mais adequado e eficiente;

* Vacina contra as clostridioses engloba Carbúnculo sintomático, Gangrena Gasosa e Enterotoxemia. Recomenda-se vacinar as ovelhas prenhes um mês antes da parição e os cordeiros com 4 semanas, com 6 semanas e no desmame. Pode-se utilizar vacina que contenha o antígeno contra o clostrídium tetani, imunizando desta forma contra o tétano.

** Recomenda-se somente vacinar os cordeiros em propriedades que tenham o diagnóstico da Ectima Contagiosa. Vacinam-se os cordeiros com 4 a 6 semanas de idade.

*** Vacinar em maio o rebanho e em novembro os cordeiros.

**** Utilizar esta vacina somente em propriedades com diagnóstico positivo da doença e quando os tratamentos de limpeza e desinfecção dos cascos não funcionar.

- Banho piolho/sarna: a Secretaria de Agricultura exige um banho anual em fevereiro com produto recomendado pelo órgão, é obrigatório o registro da data do banho na emissão da GTA.

- A descola dos cordeiros deve ser realizada na primeira semana de vida.